Os órgão de estudo e pesquisa são: a) O Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento que te por atribuição definir objetivos e estratégias das atividades estatutárias da SBDA e, também, os meios para a consecução; b) O Conselho Editorial que estabelece as linhas básicas para elaboração da Revista da SBDA e realiza a revisão e montagem dos textos a serem apresentados em cada edição e se ocupa das diversas atividades editoriais; c) Os grupos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Direito Aeronáutico e Espacial a saber, de Direito Aeronáutico – NEDA, Direito Espacial – NEDE e Direito Espacial Intergaláctico – GEPDEI. d) Como órgãos de apoio tem se a Biblioteca e o Laboratório de Informática. Como órgãos de divulgação dispõem-se da Revista da SBDA, do setor editorial e da direção de cursos.
Comitê de Pesquisas e Desenvolvimentos da SBDA:
Adyr da Silva e Conferência
Álvaro Fabrício dos Santos
Wagner Douglas Dockhorn
José Gabriel Assis Almeida
Nylson de Queiroz Gardel
Conselho Editorial:
Adyr da Silva
Roy Reis Friede
Álvaro Fabrício dos Santos
NEDE
Coordenador – Adyr da Silva
O NEDE é o núcleo encarregado da pesquisa, estudos e desenvolvimento na área espacial ou seja do direito público internacional espacial e suas implicações com a atividade espacial brasileira e o ordenamento jurídico internacional. Acompanha o desenvolvimento do estado da arte em tecnologia espacial e o relacionamento e implicações com o direito espacial.
NEDA
Coordenador – José Gabriel Assis Almeida
O NEDA é o núcleo encarregado da pesquisa, estudos, desenvolvimento e acompanhamento do direito aeronáutico internacional e nacional elaborando propostas e documentos compatíveis com o interesse do transporte aéreo e das infraestruturas aeroportuária e aeronáutica.
GEPDEI
Coordenador – Alexandre Dittrich Buhr
O GEPDEI é o grande desenvolvedor e inovador em termos de direito internacional moderno, pois ocupa posição destacada no direito espacial ao se ajustar aos marcantes fatos relativos ao cosmos, as conquistas espaciais, possíveis interveniências de entidades de outros corpos celestes e o posicionamento jurídico diante de fatos relacionados aos direitos da humanidade em face de ameaças externas.