Revista Brasileira de Direito Aeroespacial

 barra2.jpg (1468 bytes)

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIREITO AEROESPACIAL

RELATÓRIO DA DIRETORIA.

Período de 1º de abril de 1999 até 31 de março de 2000.

1. Introdução.

1.1 - Dando cumprimento ao que dispõe o artigo 33 do Estatuto Social temos a honra de apresentar e submeter à consideração do quadro social da Sociedade Brasileira de Direito Aeroespacial o Relatório da Diretoria, correspondente ao período acima indicado, acompanhado do Balanço Geral levantado em 31.03.99 e do respectivo parecer emitido pelo Conselho Fiscal.

2. Administração.

2.1 - Foram observadas as formalidades legais e regulamentares de caráter fiscal, trabalhista e as pertinentes ao funcionamento das sociedades civis, estando os livros e registros societários em ordem e atualizados.

2.2 - Não houve alteração no quadro de empregados; os serviços afetos à secretaria estão informatizados possibilitando mais rapidez na execução das tarefas, notadamente a produção de documentos,, expedição de avisos e comunicações via postal e outras.

2.3 - Tem sido dada continuação ao aperfeiçoamento e atualização da home-page e demais componentes do site que a SBDA tem registrado, em domínio próprio, em www.sbda.org.br. Vale ressaltar que este esforço, desenvolvido com recursos da própria Sociedade, tem-se revelado excelente instrumento de divulgação do Direito Aeroespacial e de nossas atividades.

3. Principais atividades da SBDA no período.

3.1 - Em 10 de maio de 1999, foi realizado o II Seminário de Direito Aeronáutico, promovido pela SBDA em colaboração com a Universidade Cândido Mendes e a Associação dos Magistrados Brasileiros. O encontro revestiu-se de invulgar destaque, tendo contado com a participação de juristas de renome, como os Ministros Francisco Rezek, Sepúlveda Pertence, Waldemar Zveiter, Ruy Rosado de Aguiar e Paulo Roberto Saraiva da Costa Leite; Desembargadores Luiz Fux, Sylvio Capanema, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho e Eduardo Sócrates Sarmento, citando apenas alguns, para não alongar desmedidamente a relação.

3.2 - Painel de Debates, realizado em 23 de abril de 1999, sobre "Direitos Reais Internacionais sobre Equipamentos Móveis, inclusive Aeronaves e Motores", com a participação do Prof. Jeffrey Wool (Coordenador do AWG-Aviation Working Group) e do Dr. José M.V.Rocha (Conferencista da SBDA sobre os "Anteprojetos do Unidroit").

3.3 - Reunião de Estudos no dia 28 de julho de 1999, em que foi feita a apresentação da nova "Convenção para Unificação de Certas Regras Relativas ao Transporte Aéreo Internacional", assinada em Montreal, a qual em futuro próximo, estará substituindo o complexo "Sistema Varsóvia". O expositor foi o Dr. Guttemberg Pereira, que participou da Conferência Diplomática, como membro da Delegação brasileira e Relator de seus trabalhos.

3.4 - Reunião de Estudos realizada em 1º de setembro de 1999 focalizando o tema "Agência Centralizadora de Venda de Passagens Aéreas, seus Aspectos Contratuais, Econômicos, Financeiros, Operacionalidade, Responsabilidade perante o Transportador Aéreo e Terceiros Envolvidos, Regulamentação da IATA e Fiscalização Governamental". Os expositores foram os Drs. Luiz Mauro Soares e Luiz Mauro Soares Júnior, Diretores da ITS-Representações de Serviços Aéreos.

3.5 - No âmbito do direito espacial, em 22 de setembro de 1999, o Prof. José Monserrat Filho apresentou relato sobre a "III Conferência das Nações Unidas para a Exploração e os Usos Pacíficos do Espaço Exterior ( UNISPACE III)".O Prof. Monserrat integrou a Delegação brasileira à Conferência, realizada em Viena.

3.6 - Reunião de Estudos realizada em 20 de outubro de 1999 sobre o tema "O Bug 2000 e o Transporte Aéreo: suas Possíveis Conseqüências Jurídicas". A exposição do assunto e condução dos debates que se lhe seguiram estiveram a cargo da Dra. Deana Weikersheimer e do Dr. Marcelo de Cicco.

3.7 - Finalmente em 9 de dezembro de 1999, realizou-se palestra sobre o "Programa Brasileiro para a Estação Espacial Internacional: 1. Objetivos, estratégias, oportunidades e benefícios. 2. Seu impacto no sistema jurídico brasileiro". As apresentações estiveram a cargo respectivamente do Dr. Petrônio Noronha de Souza (Pesquisador do INPE, Gerente do Programa Brasileiro para a Estação Espacial Internacional) e de Profª Drª Maria Helena Fonseca de Souza Rolim (Consultora do INPE para as áreas de Direito Internacional e Espacial).

4. Atividades didáticas.

4.1 - Foram realizados três Cursos Básicos de Direito Aeronáutico e Espacial no período em tela, na sede da SBDA, com um total de mais de uma centena de participantes.

4.2 - Com o apoio da SBDA, a Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO, promoveu, no segundo semestre de 1999, um Curso de Direito Aeronáutico, em nível de extensão universitária, sob a denominação (e proposta curricular) de "Novos Rumos do Direito Aeronáutico", com carga horário de 126 horas. O quadro docente esteve constituído por membros do judiciário, do poder concedente, de empresas aéreas e advogados militantes no ramo.

4.3 - Também com apoio da SBDA, a Universidade Estácio de Sá está realizando Curso de Direito Aeronáutico, em nível Pós-Graduação lato sensu, carga horária 360 horas.

4.4 - Por iniciativa da nossa consócia, Prof. Dra. Maria Helena Fonseca de Souza Rolim, a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), de São José dos Campos, Estado de São Paulo, está ministrando curso de pós-graduação em Direito Espacial e Gerenciamento Internacional do Espaço Exterior, empreendimento esse que desde o início contou com o incentivo e o apoio da SBDA.

5 - Revista Brasileira de Direito Aeroespacial

5.1 - No período foram publicadas três edições da Revista, exclusivamente voltada para a divulgação de matérias especializadas nos ramos do Direito Aeronáutico e Espacial.

6. Conclusão.

6.1 - A Diretoria entende que o conjunto das atividades desenvolvidas nesse período estão em harmonia com os objetivos sociais e os resultados podem ser considerados satisfatórios.

6.2 - Cabe registrar com destaque o continuado apoio recebido dos Exmos. Srs. Comandante da Aeronáutica, Presidente da Agência Espacial Brasileira, Diretor Geral do D.A.C., Diretor-Geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Presidente da CERNAI, Presidente da INFRAERO e Presidente da VARIG, a quem a SBDA apresenta o seu mais sincero reconhecimento. Igualmente expressamos agradecimentos às demais empresas aeroviárias nacionais e internacionais que operam serviços no Brasil, ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, ao das Empresas de Taxi Aéreo, à SATA - Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo e aos nossos associados pela eficiente colaboração recebida em caráter permanente.

Rio de Janeiro, 31 de março de 2000.

(Volta ao Sumário)

barra.gif (3737 bytes)