DENOMINAÇÕES SUCESSIVAS DA SBDA

A SBDA foi instituída em 1950, sob os auspícios do Ministério da Aeronáutica, com o nome de Sociedade Brasileira de Direito Aeronáutico.

Em 1968, respondendo à necessidade de abrigar o novo Direito Espacial e acompanhando suas congêneres internacionais, a instituição passou a denominar-se Sociedade Brasileira de Direito Aeronáutico e do Espaço.

Em 1973, refletindo nova doutrina do Ministério da Aeronáutica, passou a chamar-se Sociedade Brasileira de Direito Aeroespacial.

Mais recentemente, por decisão da Assembléia Geral Extraordinária de 10 de dezembro de 2003, para cumprir preceitos do novo Código Civil e também para melhor caracterizar a natureza e finalidade da instituição, a SBDA passa a chamar-se ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DIREITO AERONÁUTICO E ESPACIAL. Não obstante, a tradicional sigla SBDA tem permanecido inalterada.

Já a sua Revista vinha acompanhando as sucessivas denominações: Revista Brasileira de Direito Aeronáutico, de Direito Aeronáutico e do Espaço, de Direito Aeroespacial. Por um tempo chamou-se Revista da SBDA - Direito Aeronáutico e Espacial. Agora voltou a ser "Revista Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial".

(Para conhecer mais sobre a criação e a história da SBDA, leia o artigo do Prof. Elio Monnerat Solon de Pontes,  publicado na Revista Brasileira de Direito Aeroespacial, nº 80 / 2000, "O Jubileu de Ouro da SBDA".

Fechar